Próteses ortopédicas não são produtos baratos o que é um fator limitante para muitos brasileiros que querem e precisam melhorar sua qualidade de vida. Por sorte, de alguns anos para cá surgiram algumas opções no mercado que facilitam a aquisição de sua prótese, e neste artigo vamos te apresentar duas.
A primeira opção é utilizar o FGTS para compra da prótese. O governo autoriza que trabalhadores não empregados com mobilidade reduzida ou deficiência de longo prazo podem fazer o saque do fundo para adquirir sua prótese. O benefício independe do nível de amputação, basta que você tenha os laudos médicos atestando sua condição clínica e sua necessidade de órtese ou prótese além de sua documentação pessoal, carteira de trabalho e inscrição no INSS. O valor a ser liberado para saque é proporcional ao da tabela do SUS limitado pelo montante disponível na conta FGTS do trabalhador.
Para obter mais detalhes sobre documentação e procedimentos a serem executados pelo seu médico, acesse o link abaixo.
https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/aquicao-ortese-protese/Paginas/default.aspx
A outra opção para você que deseja adquirir sua prótese é o crédito acessibilidade. A ideia é financiar a compra do equipamento protético com taxas de juros mais baixas que o empréstimo tradicional. Os Valores de financiamento variam de R$70 até R$30 mil com prazos de pagamento podendo chegar até 60 meses. Atualmente no Brasil, alguns bancos possuem esse ramo de financiamento, e em todos eles, é preciso que a pessoa seja correntista já que o débito do financiamento é direto na conta corrente. Assim como no saque do FGTS o financiamento pode ser usado para compra de diversos produtos de acessibilidade incluindo próteses e órteses e não importando o nível de amputação.
Para tirar suas dúvidas sobre as condições de financiamento, acesse os links abaixo.